A seguir verão a descrição original de uma atividade que foi adaptada pelo nosso grupo. Ela foi retirada de um dos livros do Professor Darsi Orso, professor de recreação da FEEVALE e da Universidade do Rio dos Sinos- UNISINOS, " A Arte de Brincar" circuito e atividades recreativas para grandes e pequenos ambientes.
Acho que é muito importante a postagem desse conteúdo, ele pode ajudar muitos professores de recreação, de EF, e de séries iniciais a adaptarem os seus conteúdos a essa atividade. Vai ser de grande auxílio para a prática de todos os professores e cabe a eles adaptarem a atividade as suas necessidades em sala de aula.
A atividade proposta pelo nosso grupo será postada mais adiante, com as nossas adaptações e nossas regras.
A arte de brincar
Circuito e atividades recreativas para grandes e pequenos ambientes
Darsi Orso
Circuito recreativo
Surgiu como uma adaptação do circuito de treinamento.
A facilidade organizadora do Circuito de Treinamento oportunizou acumular uma série de atividades antes usadas isoladamente em Jogos de Estafetas, Gincanas, Contestes, Jogos para Dias de Chuva e Atividades Naturais.
O objetivo principal do Circuito Recreativo é desenvolver o sentimento de coletividade, afetividade, soltura e humor. Portanto, sua natureza é lúdica.
Como em outros circuitos, o circuito recreativo possibilita aumentar, e ou/ trocar as atividades e o número de estações, adaptando-se perfeitamente ao grupo.
Exemplos de atividades:
Caixa de fósforos no nariz; rabinho na garrafa; passar um papel por beijo; prendedores nos dedos,...
Nota: Sua versatilidade e adaptabilidade tornaram o Circuito Recreativo um sucesso aplicável a todas as idades e situações.
Circuito de fundamentos ou circuito desportivo
Obedece as mesmas características dos outros tipos de circuitos, necessitando uma adaptação e/ou adequação à infra-estrutura desportiva.
As estações recebem cada uma, um fundamento esportivo escolhido.
Exemplo de atividades:
Voleibol: Manchete em grupo, cortada em um círculo na quadra oposta, toques em círculo,...
Nota: Sua grande vantagem é a aceitação por parte dos alunos, sempre resistentes à monotonia e desmotivação dos exercícios repetitivos dos fundamentos desportivos.
Circuito pré-desportivo
Semelhante ao Circuito Desportivo, com o diferencial de não buscar o desenvolvimento da aquisição do gesto desportivo e/ou sua correção.
É ideal para as faixas escolares que precedem o período de desenvolvimento desportivo, ou seja, nas séries iniciais.
Nota: praticamente todos os fundamentos desportivos podem ser adaptados, tanto nos gestos como nos materiais empregados.
Exemplos:
Acertar uma bola de papel em um balde pendurado, sem fundo; driblar com a mãe uma bola de borracha por entre as cadeiras.
Circuito misto
É quando se mistura uma ou mais atividades de outros tipos de circuitos nas estações.
Circuito recreativo
Pode ser aplicado em pequenos e grandes grupos.
Exemplo: um grupo de 300 participantes é dividido em 30 estações, com número igual de componentes para cada equipe. Se o grupo de trabalho for menos de 12 alunos, por exemplo, apenas dois grupos de 5 integrantes devem ser formados e cada equipe deve ter seu juiz, que acompanhará o grupo em cada estação. Quando o grupo é grande, cada estação tem um juiz responsável, sentado à mesa, com uma folha e uma caneta, para anotar o nome da equipe e o número de pontos. Além dos juízes de cada estação, um cronometrista, munido de um cronômetro e apito, é indispensável. Quando todas as equipes forem orientadas sobre as regras de funcionamento, o cronometrista apita para dar início às atividades. O tempo para a realização das tarefas, em cada estação, deve ser igual até final do circuito. Sugere-se um tempo aproximado de 3 minutos para cada estação, para evitar que a atividade se estenda demais. A ordem de rodízio é de acordo com a seqüência numérica das estações. Cada equipe escolherá um nome e, toda vez que chegar a uma estação informará esse nome ao juiz. A contagem de pontos, pode ser feita através da soma de todos os pontos, em cada estação, ou pode se estabelecer que cada dez pontos tenham valor igual a um, para evitar escores muito altos.
Façam bom uso da atividade. :D
Abraços, Jayne.!