sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Formação de professores...

Com base no texto de Célia Maria Fernandes Nunes, saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira, pensei em nosso currículo e como ele está muito ligado a teorias e técnicas e muito longe da prática. Aprendemos como lidar com os problemas da prática por meio de teorias, mas que a prática em si vem apenas no final da formação.
Não é dada atenção especial a formação de professores para a prática de ensino concreta e real nas escolas. Apesar de vários autores terem chamado a atenção para a importância dela na formação inicial dos professores e para a inclusão dos saberes docentes na formação de professores, a  prática nunca teve um significado relevante nessa formação.
Muitas universidades seguem a idéia de alguns autores, e dão ênfase ao ensino, a pesquisa e a extensão, não cabendo ali a prática e a profissionalização dos graduandos.
Conforme Tardif (2004, p.240), o estudo dos saberes docentes produz mudanças nas concepções e nas práticas na formação de professores. A primeira mudança é o reconhecimento que os professores são “sujeitos de conhecimento” e que  “deveriam ter o direito de dizer algo a respeito da sua própria formação profissional”. Em segundo lugar, é que a formação de professores deveria basear-se nos saberes que são usados pelos professores no exercício profissional dia-a-dia.
Eu particularmente, me sinto despreparada para iniciar alguma prática em sala de aula, devido a inúmeros problemas que podem surgir no meio do caminho, e nas deficiências do ambiente escolar e na oposição de muitos professores, que tem medo da interferência de qualquer um que seja, e sentem-se ameaçados, como se ali estivesse acontecendo ma competição, e na verdade, deveria todos é se juntar no bem dos alunos. Pois todos nós temos um objetivo sendo professores, o de ensinar e, além disso, formar um cidadão.
Mais um detalhe, acho que simplesmente ir numa instituição de ensino e realizar uma prática também não é o bastante, temos que ver como anda a realidade das escolas e dos professores, e ter coragem pra entrar nesse mundo e fazer a diferença, mas isso se consegue com muita prática e principalmente batendo de frente com os obstáculos e ultrapassando-os.

Bom fim de semana à todos. Abraços.!

Um comentário:

ane* disse...

Olá Jayne,
concordo contigo quando dizes que a formação prática e tão importante quanto à teórica e que nossa construção enquanto futuros profissionais da educação acaba deixando isso de lado. Achei muito pertinente as tuas colocações, os professores, aqueles que estão em contato direto com o cotidiano escolar, têm com certeza muito a acrescentar/sugerir a esse processo que trata justamente da formação dos profissionais da sua área, como tu disseste, essa formação faz parte e interfere no seu dia-a-dia.
O que não podemos prever, ou que não se ensina na graduação, são as particularidades de cada turma, cada ambiente, que será diferente sempre. Nesse ponto entra a especificidade, aquele toque pessoal que cada um tem na maneira de interagir com os outros e construir seu caminho.

Abraços,
Anelise.