sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ser professor


Ser professor é professar a  e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou…
Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original…
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender…
Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena,
sem sair do espetáculo”.
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés…
A mensagem acima foi retirada de um site de mensagens :D
Ser professor é gratificante; ainda mais quando os nossos alunos têm um bom aproveitamento. Ser professor é contribuir para o futuro de muitos. O professor consciente da sua importância para o mundo trabalha feliz, e procura dar tudo de si em prol do futuro dos seus alunos. Ele investe pesado em pesquisa, projetos e formação continuada, pois reconhece as suas fragilidades e deficiências e busca romper barreiras em busca de uma aprendizagem contínua. Ser professor é desgastante, porque o professor apesar de saber sua importância, ele sabe que é mal remunerado e tendo que lecionar em 2 ou 3 escolas; fica difícil para ele dar uma aula de qualidade. Falta tempo para pesquisar, planejar suas aulas e, assim detectar as dificuldades dos seus alunos. O professor precisa ser valorizado, incentivado a crescer, a buscar novas técnicas para transformar a sua prática diária. O professor deve ser bem remunerado, para ter mais tempo de planejar suas aulas, e encontrar soluções para diminuir às dificuldades de aprendizado dos seus alunos. Professor valorizado é professor feliz e estando feliz ganha ânimo para estudar e crescer intelectualmente e como profissional.

Palavras acima são de um professor, e eu concordo com cada palavra.
Sou professora porque gosto de ensinar e de aprender, quero ajudar as pessoas a conquistarem seus objetivos, quero transmitir o que sei. Sou professora porque não gosto de rotina, porque quero me superar todos os dias. E buscarei ser a melhor porque não quero ser apenas mais uma professora, quero ser uma boa professora e deste modo vou tentando fazer a minha parte. Tentarei evitar qualquer tipo de descriminação, tratar todos os alunos como iguais e ao mesmo tempo com diferenças relacionado com as suas individualidades e sua vida fora da escola. 
Acho muito importante o professor conhecer o aluno e sua família, assim estará mais apar do que acontece com esse aluno, com o seu psicológico e como isso pode afetar os estudos e os relacionamentos com colegas e professores.




Abraço, e bom fim de semana à todos.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

muito interessante tanto a mensagem quanto a opinião do professor sobre seu papel. Destaco a importância da formação continuada como forma de se manter em constante processo de auto-atualização. E,neste processo, como ficaria a apropriação das tecnologias? Voltarei em breve para saber a tua posição sobre o tema.
Um carinhoso abraço!

Henrique Dusso... disse...

Muito bom! Professor aprende e ensina todos os dias, até o final da carreira!