quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Educação Frente às Novas Tecnologias


Estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade, a sociedade da informação, com novo formato de receber e transmitir informação, e de uma busca interminável de conhecimento. As pessoas hoje em dia, têm acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muita mais eficácia e rapidez que ontem. É notório dizer que, com a presença das novas tecnologias na sociedade contemporânea, é necessário orientar os docentes para uso das novas tecnologias de comunicação e de informação, como tecnologias interativas em projetos políticos pedagógicos, tanto no seu desenvolvimento contínuo, quanto na sua prática em sala de aula. Essa urgência se deve, não apenas, no sentido de preparar as pessoas para usufruí-las, mas também, para prepará-los como leitores críticos e escritores conscientes das mídias que servem de suporte a essas novas tecnologias. Não basta ao cidadão, hoje, só aprender a ler e escrever textos na linguagem verbal. É necessário que ele aprenda a ler as diversas linguagens, e as suas representações que são usadas nas mais diversas áreas da tecnologia.


“a aprendizagem pode se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do seu imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos.” (KENSKI,1996). 



O papel dos professores tem que mudar também, e os cursos superiores precisam preparar esses novos docentes para não perderem o controle das tecnologias digitais que são solicitadas ou se preparam a usar em suas salas de aulas. Os professores precisam aprender a manusear as novas tecnologias e ajudar os alunos, e eles também, a aprenderem como manipulá-las e não se permitirem serem manipulados por elas.



Os professores precisam sempre estar reciclando seus conhecimentos e só depois eles poderão ter a competência para escolher se querem ou não usá-las, se quer ou não praticá-las na educação. O que não é mais aceitável é que se faça resistência a umas e/ou a outra tecnologia, por insegurança ou falta de competência. Ao usar essas novas tecnologias, é fundamental que o professor não se deixe usar por elas.



Encontrei esse vídeo, e achei muito interessante, faz-nos pensar muito sobre como está sendo a formação dos alunos, e para que mundo eles estão sendo formados. 

Durante a minha busca por vídeos sobre o assunto, encontrei inúmeros vídeos valorizando e incentivando o uso do computador e das diversas tecnologias.





E para finalizar a minha postagem, deixo mais um vídeo titulado: os desafios da educação na era digital.








Bom feriado à todos e Feliz Dia Das Crianças :D
Abraços.!

2 comentários:

ane* disse...

Olá Jayne,
ótimas reflexões! O uso da tecnologia na vida e na sala de aula é muito útil e importante nos dias de hoje, pois faz parte da nossa realidade. Mas essa utilização deve ser feita de forma pensada, crítica, para que se estabeleça aí uma relação de ganho. Para isso, como foi muito bem citado por ti, os professores, as Universidade que os formam e as escolas, devem estar preparados para utilizá-la da forma mais adequada.
Ótimos vídeos!

Abraços, Anelise.

Jayne Luisa Engeroff disse...

Obrigada pelo comentário Prof. Ane.!
E pela visita ao meu blog :D
Abraços, Jayne.