A seguir verão a descrição original de uma atividade que foi adaptada pelo nosso grupo. Ela foi retirada de um dos livros do Professor Darsi Orso, professor de recreação da FEEVALE e da Universidade do Rio dos Sinos- UNISINOS, " A Arte de Brincar" circuito e atividades recreativas para grandes e pequenos ambientes.
Acho que é muito importante a postagem desse conteúdo, ele pode ajudar muitos professores de recreação, de EF, e de séries iniciais a adaptarem os seus conteúdos a essa atividade. Vai ser de grande auxílio para a prática de todos os professores e cabe a eles adaptarem a atividade as suas necessidades em sala de aula.
A atividade proposta pelo nosso grupo será postada mais adiante, com as nossas adaptações e nossas regras.
A arte de brincar
Circuito e atividades recreativas para grandes e pequenos ambientes
Darsi Orso
Circuito recreativo
Surgiu como uma adaptação do circuito de treinamento.
A facilidade organizadora do Circuito de Treinamento oportunizou acumular uma série de atividades antes usadas isoladamente em Jogos de Estafetas, Gincanas, Contestes, Jogos para Dias de Chuva e Atividades Naturais.
O objetivo principal do Circuito Recreativo é desenvolver o sentimento de coletividade, afetividade, soltura e humor. Portanto, sua natureza é lúdica.
Como em outros circuitos, o circuito recreativo possibilita aumentar, e ou/ trocar as atividades e o número de estações, adaptando-se perfeitamente ao grupo.
Exemplos de atividades:
Caixa de fósforos no nariz; rabinho na garrafa; passar um papel por beijo; prendedores nos dedos,...
Nota: Sua versatilidade e adaptabilidade tornaram o Circuito Recreativo um sucesso aplicável a todas as idades e situações.
Circuito de fundamentos ou circuito desportivo
Obedece as mesmas características dos outros tipos de circuitos, necessitando uma adaptação e/ou adequação à infra-estrutura desportiva.
As estações recebem cada uma, um fundamento esportivo escolhido.
Exemplo de atividades:
Voleibol: Manchete em grupo, cortada em um círculo na quadra oposta, toques em círculo,...
Nota: Sua grande vantagem é a aceitação por parte dos alunos, sempre resistentes à monotonia e desmotivação dos exercícios repetitivos dos fundamentos desportivos.
Circuito pré-desportivo
Semelhante ao Circuito Desportivo, com o diferencial de não buscar o desenvolvimento da aquisição do gesto desportivo e/ou sua correção.
É ideal para as faixas escolares que precedem o período de desenvolvimento desportivo, ou seja, nas séries iniciais.
Nota: praticamente todos os fundamentos desportivos podem ser adaptados, tanto nos gestos como nos materiais empregados.
Exemplos:
Acertar uma bola de papel em um balde pendurado, sem fundo; driblar com a mãe uma bola de borracha por entre as cadeiras.
Circuito misto
É quando se mistura uma ou mais atividades de outros tipos de circuitos nas estações.
Circuito recreativo
Pode ser aplicado em pequenos e grandes grupos.
Exemplo: um grupo de 300 participantes é dividido em 30 estações, com número igual de componentes para cada equipe. Se o grupo de trabalho for menos de 12 alunos, por exemplo, apenas dois grupos de 5 integrantes devem ser formados e cada equipe deve ter seu juiz, que acompanhará o grupo em cada estação. Quando o grupo é grande, cada estação tem um juiz responsável, sentado à mesa, com uma folha e uma caneta, para anotar o nome da equipe e o número de pontos. Além dos juízes de cada estação, um cronometrista, munido de um cronômetro e apito, é indispensável. Quando todas as equipes forem orientadas sobre as regras de funcionamento, o cronometrista apita para dar início às atividades. O tempo para a realização das tarefas, em cada estação, deve ser igual até final do circuito. Sugere-se um tempo aproximado de 3 minutos para cada estação, para evitar que a atividade se estenda demais. A ordem de rodízio é de acordo com a seqüência numérica das estações. Cada equipe escolherá um nome e, toda vez que chegar a uma estação informará esse nome ao juiz. A contagem de pontos, pode ser feita através da soma de todos os pontos, em cada estação, ou pode se estabelecer que cada dez pontos tenham valor igual a um, para evitar escores muito altos.
Façam bom uso da atividade. :D
Abraços, Jayne.!
2 comentários:
Ótimas contribuições Jayne! Como dissestes, esse conteúdo é muito útil para os professores de Educação Física e por que não para os professores em geral, pois ela abarca uma séria de conceitos e dinâmicas importantíssimas.
E na atividade de vocês, qual destes circuitos achas que se relaciona com ela? Todos eles são contemplados?
Abraços,
Anelise.
Olá professora Anelise, na verdade abrange todos os circuitos, pois tem uma grande diversidade atividades, tanto esportivas quanto recreativas. Abraços.!
Postar um comentário