Digo que não é fácil iniciar uma carreira docente, na verdade, acredito que nenhuma carreira é fácil de ser iniciada. O início de algo gera tensão, emoção, preocupação... Sabe aquele friozinho na barriga? Pois é, foi tudo isso e mais um pouco, foi com esse emaranhado de sentimentos dentro de mim que eu fui dar a minha primeira aula.
A primeira aula foi com uma das turmas de 5º ano, de cara já tive uma provocação e intimidação por parte dos alunos... Vamos jogar bola? Vamos jogar futebol? É amigos, foi com essa pergunta que eu fui recebida. Então aí começava o meu dilema com a turma. Não foi somente com essa turma, os demais quintos anos também "brigaram" querendo o tal do futebol.
Em geral, as primeiras aulas foram na base de conversa e negociações quanto ao futebol.
No dia 24 de março iniciei o cronograma do plano de ensino que havia planejado. de início não houveram reclamações e deixei claro que poderiam analisar com calma em casa e depois conversarem comigo para criticarem e darem sugestões.
Uma das turmas do 5º ano está tão empenhada em realizar todas as atividades propostas que estou até surpresa, e está sendo muito bom. Entendo que cada turma é composta por sujeitos diferentes, com suas personalidades diferenciadas e peculiaridades, assim, não posso achar que será a mesma coisa nas três turmas.
O plano de ensino dos 4º anos se inicia com jogos, como o dos 5º anos, então as atividades até agora foram as mesmas, pois tinham a mesma intenção. Foram realizadas as aulas de jogos de integração e confiança e jogos cooperativos e de estratégia. Algumas das atividades propostas até o momento foram: nunca três, nó humano, jogo do avesso, salva vidas, robô, círculo com cadeiras, travessia pelo lago, dança das cadeiras saindo somente as cadeiras, ponte, passa o bambolê, eu gosto de você.
Este relato é apenas de 5 turmas de series inciais do Ensino Fundamental. Semana passada uma amiga minha me perguntou: afinal quantas turmas tu tens? E eu parei pela primeira vez para contar, e acabei me assustando. São 13 turmas, dos maternais e jardins ao 5º ano do Ensino Fundamental. São idades diferentes, sujeitos com histórias de vida diferentes, e ainda estou conhecendo todos e me adaptando.
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário