terça-feira, 15 de novembro de 2011

Prática Educacional

Objetivo da atividade: temos o objetivo de fazer as crianças se divertirem ao mesmo tempo que aprendem e se desenvolvem. Também introduzir conceitos como cooperação, integração, além de realizar uma atividade que promova uma competição sadia. Com essa atividade vamos tentar desenvolver todos essas aprendizagens e conceitos, proporcionando a alegria e divertimento de todos.


Meus objetivos e expectativas com a atividade: tem por objetivo, proporcionar o divertimento dos alunos, promovendo uma atividade diferenciada e com uma competição sadia, onde o mais importante não é ganhar mas sim finalizar a atividade proposta com a colaboração e integração de todos os alunos. O mais importante pra mim é a participação de todos, sem a discriminação de nenhum participante, por isso há tanta variedade de brincadeiras que envolvem matérias e movimentos diferentes, desenvolvem áreas diferentes do corpo, assim todos vão ter chance de realizar uma brincadeira com êxito.


Abraço, Jayne Luisa Engeroff.!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Atividade Prática
Grupo: Endrigo, Jayne e Naiane.

A ideia inicial da atividade é irmos em alguma escola, ainda não decidida, e realizar uma gincana com uma turma de alunos de sexta à oitava série. A gincana seria um jogo de STOP, pois consta das mesmas regras: o tempo, a contagem de pontos no final, as diferentes atividades a serem realizadas.
Primeiramente, iríamos à escola para ver a estrutura da sala, a quantidade de alunos e para entregar a autorização da nossa visita.
Após esse encontro, iríamos para efetivar nosso projeto.
Na sala de aula, uma breve introdução da atividade, descrevendo cada etapa; esclarecer as dúvidas e mostrar um cartaz com as regras.

A INTRODUÇÃO

Na introdução, falaremos um pouco de como é importante atividades de recreação com qualquer ser humano. De acordo com o texto de Jonatas Evandro Nogueira e Luciana Renata Martinez, a recreação pode trazer a inclusão e socialização. E que com recreação, é promovida a educação.

Um trecho do texto:

A importância da recreação no contexto social

A recreação é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor, linguístico e moral. Dentro de um contexto social, quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa. Os seres humanos são movidos, principalmente, pela emoção e pelo prazer; sendo assim, fica muito mais fácil assimilar alguma coisa a partir daquilo nos faz bem, sendo possível englobar os mais altos níveis de conhecimentos e, com crianças, é importante desenvolver e estimular atividades diferentes da vida cotidiana, mas que façam parte da natureza humana, já que é na infância o período de aprendizado e da assimilação que julgamos necessária para a vida adulta. O mais importante desse contexto é permitir que diferentes grupos de pessoas, principalmente crianças, se integrem, esquecendo o preconceito de valores, distinção de raça, estrutura familiar; pelo contrário, é possível estruturar todos esses tópicos.
A recreação, nessa perspectiva, deve ser pautada em três pilares básicos de desenvolvimento: o biofisiológico, o social e o cultural, desenvolvendo o indivíduo com harmonia na realidade do seu cotidiano.

A ATIVIDADE:

A turma será dividida dependendo do número que alunos que constar na sala de aula. A ideia inicial seria em uma turma de 15 alunos, divididos em 3 grupos de 5 cada.
Cada grupo terá o seu circuito, que percorrerá uma fileira de mesas contendo as atividades propostas.
Na primeira mesa, um trabalho de motricidade fina e criatividade: com jornal, cada componente deverá fazer uma forma geométrica. E então, todas essas formas deverão formar uma só figura.
Na segunda mesa, um trabalho de português e memória: os componentes deverão pensar juntos e decidir qual a maior palavra que conhecem e escrever em um papel.
Na terceira mesa, um trabalho de geografia, memória e noção de distância: os componentes também pensarão juntos e decidirão qual o lugar mais longe que conhecem. (não precisam ter ido a este lugar)
Na quarta mesa, um trabalho de literatura e memória: nós, como orientadores da tarefa, iremos dizer uma palavra; e os alunos, então, deverão escrever o nome de um livro/filme com essa palavra.
Na quinta mesa, um trabalho de físico: pode ser tanto polichinelos, quanto abdominais, onde todos os componentes do grupo deverão realizar.
Na sexta mesa, um trabalho de memória, coordenação corporal, desenvolvimento motor, motricidade ampla, criatividade e coletividade: o grupo deverá criar uma sequência de dança de 1 oito (será explicado na introdução do trabalho), que deverá ser decorado e apresentado no final da atividade.
Na sétima mesa, um trabalho de matemática e raciocínio lógico: nós, como orientadores da tarefa, mais uma vez, teremos que participar, indicando um resultado para uma multiplicação matemática, a qual os alunos do grupo deverão descobrir quais os coeficientes.
Na oitava mesa, um trabalho de criatividade, coletividade, musicalidade: um de cada equipe vai tirar um papelzinho com o nome de uma música escrita. A partir daí, ele irá na equipe adversária, e fará mímica. A equipe que acertar primeiro, o que fez a mímica e a equipe que acertou ganharão pontos.
Na nona mesa, um trabalho de história e memória: os alunos deverão escrever em um papel onde as olimpíadas foram criadas e qual o ano.
Na décima mesa, um trabalho de coletividade, motricidade fina: cada aluno deverá pegar dois palitos picolé e assim pegar 3 feijões da mesa e colocar dentro de um pote. (um participante de cada vez)
Na décima primeira mesa, um trabalho de motricidade fina e coordenação motora: os alunos deverão equilibrar dez palitos de dente na ponta de uma garrafa pet. Em ordem, cada componente coloca um.

A atividade será filmada pela professora ou professor responsável pela turma (alguns momentos importantes). Também tiraremos fotos das mesas ao final da atividade.
Cada grupo de alunos será acompanhado por um de nós, que será responsável por ser o juiz do determinado grupo e por fazer a contagem dos pontos do mesmo.